Na tentativa de ajudar um amigo comecei a ensinar-lhe algumas coisas que eu sabia sobre Automação usando o Arduino, através de uma linguagem mais leiga possível, assim como evitar ao máximo o "tecnologismo", abordando a humanização das coisas, além de fugir do aspecto acadêmico.
As informações são simples, nem sempre técnicas, com algumas adaptações didáticas para facilitar a compreensão (em sacrifício da verdade técnica muitas vezes, mas o ser humano mistifica as coisas misteriosas para entender melhor).
Perdoem-se se ofendo os técnicos ou "experts", mas o objetivo não é um curso de "robótica", pois sei que meus conhecimentos são autodidatas, não técnicos e limitados.
Na primeira parte, 1-Introdução, uma tentativa de antever que a coisa não é tão complicada como parece. Que a "mecânica" é o desenvolvimento no qual a programação vai se fazer, se necessária.
Em 2-Arduino, apenas uma apresentação da origem, do que é esta placa e como pode ser expandida.
Em 3-Eletricidade e Magnetismo, uma ideia bem primaria de tensão, corrente, resistência e potência.
Em 4-Montando a Máquina iniciamos nossa jornada analisando como um carrinho pode ser feito, como se desloca, como manobra, como seu motor pode ser "automatizado" com chaves de fim de curso e ponte H. O objetivo é mostrar que a parte "mecânica" deve ser pensada e analisada antes. A programação será EM FUNÇÃO do que se quer como comportamento da "máquina".
Em 5-Conversando com o Arduino, iniciaremos nossa jornada na linguagem C++, um passinho de cada vez, fugindo das estruturas acadêmicas.
Em 6 - Parecia fácil ... Mas conversa com o Arduino, aprofundo um pouquinho mais e apresento algumas "dicas" para facilitar o iniciante.
Em 7 - Desviando do fluxo principal, abordo como fazer um desvio condicional na rotina principal de modo controlar as mudanças nos controladores conforme sensores indicam alterações no ambiente da "maquina". A esta altura já temos uma programação básica para movimentar nosso carro.
Em 8-Carregando o Arduino veremos como usar o aplicativo para escrever o programa e carrega-lo na placa.
Em 9-Trabalho temos conceito básico sobre trabalho e como "variar" a potência de saída nos pinos PWM.
Em 10-Entradas analógica é explorado como obter sinal não digital nos pinos do Arduino
Em 11-Ponte H mostra-se como inverter uma polaridade ou o sentido de rotação de um motor DC
Em 12-Servomotores temos o acionamento dos motores que geram movimentos
Por enquanto é isto. Mas tudo ainda está em produção.
Agradeço as criticas, correções e até ofensas, já que elogios aquecem a alma mas não corrigem o caminho.
Voltar ao INÍCIO