2 – O ARDUINO
O Arduino foi criado em 2005 por Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis. Queriam um dispositivo que fosse barato e fácil de programar, acessível a estudantes e amadores. É um hardware livre, ou seja, pode ser copiado, modificado, adaptado e personalizado. Existem vários fabricantes.
Consiste numa placa com um microcontrolador Atmel, entradas e saídas para comunicação externa e sistema de alimentação. Basicamente pode ser ligado a sensores e atuadores e programado com comandos para agir sobre uma “máquina” ou “instalação”, como a iluminação de uma residência.
Programada via IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) utilizando uma linguagem baseada em C/C++ e utilizando a porta USB de um computador. O aplicativo de programação é facilmente baixado da internet, assim como atualizações e programas já preparados.
Esta placa popularizou e permitiu a fácil automação de máquinas, robôs, e ambientes domésticos, inclusive a leigos que possuem curiosidade ou necessidade , e vontade de aprender.
Estas placas custam barato (de R$ 30,00 a R$ 400,00 em 2017) e possuem assessórios independentes, sensores dos mais variados (para gases, orientação magnética, umidade, luz, aceleração, temperatura, fluxo de água, ultrassom, infravermelho, etc, etc, etc...), acionamento de motores, relês, registro para água eletromagnético, alem de coisas que você sequer imagina que existem.
Eles podem “girar” o programa colocado numa freqüência de 16 MHz (16 milhões de ciclos por segundo, mas existem várias possibilidades, conforme o modelo usado, teoricamente, executa um comando a cada aproximados 60 milissegundos, ou 0,060 segundos)
Outra coisa é o limite de potência que se pode extrair da placa e seus pinos: 40 miliAmperes numa placa padrão. Dá para acender um LED ou ler um sensor. Já um motor não pode ser acionado diretamente, pois consome 100 milAmperes ou mais.
Agora complicou... Vamos fazer uma pausa para ver o que é isso...
Voltar: 1-introducao
Próxima: 3-eletricidade e magnetismo
Início do arduino
contato: clpires13@gmail.com