clpires13@gmail.com
AMPLIANDO OS CONCEITOS
A família é um exemplo de egrégora. Famílias tem uma moral e uma ética próprias, que as diferenciam entre si. À medida que a família cresce, divide-se em subgrupos com interesses próprios. Existem famílias cujos valores mantém seus integrantes juntos, outras prosperam, outras desintegram-se.
Os povos do planeta, os países e suas cidades possuem egrégoras. Reparamos facilmente as diferenças entre os alemães, os brasileiros ou os argentinos. São valores coletivos, emoções e pensamentos que formam o povo. Mesmo dentro de uma nação temos subgrupos. Os paulistanos são diferentes dos cariocas e assim por diante. Os corintianos são diferentes dos palmeirenses que são diferentes dos flamenguistas.
Mas, serão as egrégoras imutáveis?
Mas existem vibrações harmônicas em cada grupo, como duas estações de rádio de frequência muito próximas, onde acabam misturando-se. Estas vibrações harmônicas podem unir os grupos diferentes, como na época de uma guerra ou no jogo da seleção brasileira na copa mundial de futebol.
Isto também permite que indivíduos possam transitar entre grupos de valor, moral, ética, emoções ou pensamentos diferentes com o passar do tempo. Deste modo que podem amadurecer, mudar, prosperar, ou até decair na vida.
Quem tem muita raiva pode estar sensível a transmitir e receber pensamentos que tenha raiva também... Acaba por ligar-se a uma egrégora!
Outras pessoas podem sintonizar esta egrégora e passar a interagir com ela, alimentando-se desta "energia irradiada" e fornecendo mais "energia" para ela... Está formando-se uma panelinha, como os revoltados com o governo por exemplo.
Outro exemplo são as "panelinhas" que se formam dentro de uma empresa ou uma cidade, ou mesmo numa sala de aula. As pessoas se agrupam conforme suas preferências, emoções, pensamentos e valores. Quando uma pessoa nova chega, é atraída por uma das forças que circulam no espaço e associa-se, sintoniza um grupo. Se a pessoa gera vibrações semelhantes ao grupo, é aceita por ele, e vai 'alimentar-se' dos pensamentos e emoções do grupo.
Estas egrégoras são capazes de criar coisas em nosso mundo, devido ao interesse coletivo.
As grandes criações são emanações produzidas tempos antes de serem criadas.
Grandes personagens da história da humanidade criaram egrégoras extraordinárias que mudaram o mundo , como Jesus ou Buda. Mas, também existem contrapartidas como Hitler ou Gengis Kan, que também mudaram a história.
CONVIVENDO COM AS EGRÉGORAS
Podemos imaginar alguma egrégora como uma entidade que passou a ter existência própria. Ela se alimenta da energia de seus associados e os realimenta para mantê-los. Ela os induz a manterem seus valores, sentimentos e ações para alimentar-se, como qualquer ser vivo faria.
Podemos até perguntar "quem domina quem?".
Não é um caso de parasitismo. É pura simbiose, vantagem para ambos, para o indivíduo cuja mente opera nesta frequência, para os demais sintonizados que querem mais um no grupo, e para a egrégora que se fortalece. Mas isto é bom ou é mau?
No Universo não há discriminação entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, entre o moral e o amoral. Yin e Yang são dois conceitos básicos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Nada existe no estado puro, tudo é transformação.
O seu pensamento e emoções o guiam tanto para aprendizagem como nas egrégoras.
Se você sente-se infeliz, com raiva, deprimido, egoísta, terá ligações com estes tipos de energias. Pois conforme você sente medo, você alimenta esse sentimento cada vez mais e isso gera uma egrégora em sua volta. Como todo pensamento é energia eletromagnética acaba sintonizando e atraindo as energias de egrégoras e pessoas semelhantes a estas frequências.
Por outro lado quem tem pensamentos e valores felizes, saudáveis, honrados, empáticos, descomplicados, vai ligar-se a estes tipos de egrégoras e ser alimentado por ela para que continue assim.
E você?
Quais as "estações" que prefere sintonizar?
Tenha em mente que não se pode lutar contra uma egrégora.
Ao lutar contra ela, contra estes sentimentos, emoções ou desejos, você estará fortalecendo as ligações e a troca de energia.
É como um boxeador ou um viciado em jogo que quanto mais apanha mais insiste.
Você deve mudar por dentro,
mudar suas crenças,
mudar seu valores,
mudar seus sentimentos.
Sintonizar em "outra estação"...
Por exemplo, tem programas ditos "jornalísticos" que só apresentam crimes, desgraças, corrupção... E tem muita audiência.
Pessoas ficam presas nesta egrégora de raiva e medo.
Mude seu pensar: afaste-se deste tipo de notícia.
Desligue a TV, ou mude a estação, ou pegue um livro.
Procure conviver com outras "panelinhas", mais ouvindo do que falando, procurando entender seus valores.
Continua em: Templos e rituais