Os espíritos

Criar um Site Grátis Fantástico
Os espíritos

clpires13@gmail.com

A MISTIFICAÇÃO

O ser humano tem a necessidade premente de "explicar" todas as coisas (e o brasileiro é especialista nisso: ele explica até assuntos que não conhece!). Ante um fato ou observação desconhecida e isólita, é normal que as pessoas acabam por criar histórias e mitos a respeito do assunto.

Quando "sentimos" a sintonia com uma egrégora ao nosso redor, talvez a possamos chamar de "anjo", ou "encosto"...

Seria compreensível que, sentindo a "presença" de uma egrégora isto acabe sendo identificado como um espírito, anjo, demônio, parente falecido, aviso espiritual, intuição, etc. E reunindo-se pessoas com a mesma sensibilidade de sintonia surgem explicações exotéricas que se diferenciam nas muitas religiões pelo mundo.

 

cavaleiros

Mas, uma coisa existe em comum entre todas: a sintonia com uma "energia" exterior, invisível e poderosa (principalmente quando as pessoas estão em grupo, em determinados locais e/ou seguindo rituais comuns).


ALMAS, ESPÍRITOS OU ESSÊNCIA

Existem muitas formas e sinônimos para esta "energia" além da vida, em quase todos os credos e religiões. Vamos adotar a palavra "espírito" pois acaba sendo a mais conhecida ao ponto de, mesmo o catolicismo que não o adota, fala no "espirito santo", os evangélicos no espirito de Jesus, etc.

A maior dúvida nos seres humanos é "o que acontece após a morte?".
É o fim de tudo?
"Algo" ainda existe que nos torna imortais?

espirito

Acredito que nossos pensamentos, emoções, desejos, nosso "espírito" enfim, faça parte das egrégoras às quais nos ligamos.
E lá ficará para sempre.
O que não sei é se conservaremos nossa individualidade ou faremos parte do universo...

Em que momento um ser vivo começa gerar egrégora?

Acredito que seja no momento em que um sistema nervoso rudimentar comece a funcionar. Acredito que, nesse momento, ele possa "capturar" a energia de uma egrégora.
No espiritismo diríamos que houve a "encarnação" de um espirito.
Na fé cristã surge a alma.
E algumas filosofias acreditam que a essência retorna todos os seres vivos, evoluindo para pessoas melhores ou involuindo para animais, e que todas as criaturas são merecedoras de respeito.

Nossos ancestrais certamente deixaram uma egrégora familiar que vem sendo cultivada geração após geração... (Desde que nossos filhos sejam educados dentro destes valores).
Sugiro que leia http://www.espiritualismo.info/reencarnar.html Tem boas informações sobre a distribuição da crença na historia e nos povos.

Aí você me pergunta: se tenho contato com uma egrégora, por que não lembro das coisas que "ví"?

sonho

E eu lhe direi.... Hummmm... Esta é difícil!
Nossa memória é composta das informações que são guardadas nas sinapses dos neurônios cerebrais. As memórias formam um "caminho" no sistema neural. Quando temos um ferimento no cérebro, por exemplo, é comum a perda da memória pela perda deste "caminho".

Acredito que as "informações" adquiridas através da sintonia com egrégoras não tenham as correspondentes sinapses para nos criar memória. Mas, as informações novas estão lá, e eventualmente serão incorporadas a pensamentos e emoções já existentes, mudando nosso modo de julgar as coisas.

SE (e como é grande este "se") a fé espirita, ou xintoísta, ou outra desta linha tem parte da verdade, por que não lembramos das experiências em vidas passadas? Imaginemos que, com a morte, nosso "espírito" seja absorvido pela "Consciência Universal", dela obtenha o conhecimento acumulado infinito, e nela acrescente seus conhecimentos adquiridos. SE ela "reencarnar" não terá como trazer todo este conhecimento, mas apenas o que foi mais forte, como seus valores e seu julgamento. Isto daria uma "índole" ao novo ser e a oportunidade de mudar.

Por outro lado as crenças que não acreditam que esta "alma" retorne e esteja ou no paraíso, ou no inferno, ou preservada aguardando o Julgamento Final, isso não invalida o conceito de egrégora mas intui que a informação energética adquirida durante uma existência está preservada

Ainda existem os que acreditam que a morte é o final, não há "alma" ou "espírito" a ser preservado.  Isso também não invalida a existência da egrégora, mas intui que ela foi absorvida pela Conciência Universal. Estas pessoas não podem negar a física das ondas eletromagnéticas.

Como você chamaria esta "Consciência Universal"?

 


 ..aguarde, ainda pensando sobre o assunto...

Voltar para o INÍCIO