clpires13@gmail.com
Textos retirados de diversas fontes da internet, condensados e reorganizados.
CONCEITOS SOBRE EGRÉGORAS
Egrégora, ou egrégoro: vem do grego egrêgorem, velar, vigiar.
Muitas são as definições para egrégora. Amplie seus conceitos com uma busca pelo Google, ou Yahoo, ou qualquer outro "buscador". Vamos simplificar dizendo que
egrégora é força gerada pelo somatório das energias mentais, físicas e emocionais de um grupo de pessoas, reunidas com uma finalidade.
A energia produzida pelo grupo, ou egrégora, circula por todo o espaço, como as estações de rádio. São alimentadas por seus integrantes e realimentam as emoções e pensamentos de cada um que esteja sintonizado.
Energias vibratórias semelhantes ou com frequências próximas podem ser agregadas ou interferirem entre si.
Mudando um pouco de assunto...
A palavra "sintonizar" acaba sendo, por enquanto, a mais adequada pois nosso sistema nervoso funciona nos mesmos princípios físicos das estações de rádio e TV.
Ondas eletromagnéticas
Existem muitas estações, quase infinitas se pensarmos na TV, Am, FM, celulares, satélites ou luz. Cada estação transmite ondas eletromagnéticas (energia vibratória com origem em "campos" elétricos e magnéticos) em uma frequência própria.
Quando ajustamos a frequência do receptor de rádio ou TV com a frequência da onda eletromagnética da estação, sintonizamos a rádio que desejamos.
Pela Física, a onda eletromagnética é gerada quando uma carga elétrica percorre um circuito que determina sua frequência. Quando sintonizamos a estação estamos apenas ajustando o circuito interno de nosso receptor de rádio para que seja igual ao circuito da estação emissora, ou seja ressoe na mesma frequência.
Nosso sistema nervoso, e nosso cérebro, são formados por neurônios, células que conduzem correntes elétricas. Nossa mente, nossa memória e, consequentemente, nossa personalidade são a soma de nossas experiências que perambulam por nosso cérebro, na forma de impulsos eletroquímicos.
Portanto, nossos neurônios também emitem ondas eletromagnéticas, assim como o rádio, só que em frequência muito baixas que nossa tecnologia ainda não consegue sintonizar...
Mas, parece lógico pensar que outro neurônio poderia sintonizar....
E por que isso não acontece? Por que não podemos "sintonizar" os pensamentos de outras pessoas?
Nossos cérebros possuem infinitas combinações de neurônios em circuitos, com infinitas frequências misturadas. Fica um tanto quanto impossível achar outra pessoa que possua o mesmo "circuito" de neurônios (ressonante) que a nossa rede neural!
"Potência" do sinal
Você já deve ter percebido que uma emissora que possua um sinal "muito forte" consegue interferir na recepção de outra estação de seu rádio, mesmo que tenha uma frequência diferente.
As nossas emoções são como a "potência" das radiotransmissões, e você também já percebeu que elas interferem nas emoções das pessoas próximas.
"Interferência harmônica"
Você também já deve ter notado que emissoras com frequência muito próximas acabam interferindo uma na outra.
O mesmo pode acontecer quando nossos pensamentos, desejos e emoções são parecido com os de outras pessoas. Imagino que ambos estarão acionando redes neurais semelhantes, que podem "sentir" uma a outra.
Mas, voltando ao assunto,
Agora fica mais fácil entender o conceito de egrégora.
A energia produzida pelo grupo que circula por todo o espaço, em diferentes frequências, e que podem ser sintonizadas. Estas frequências estão ligadas as emoções, desejos ou pensamentos das pessoas.
Quanto maior a emoção ou desejo (energia) maior a sintonização com a egrégora.
Quanto mais poderoso o indivíduo de uma egrégora, mais energia ele cede a ela, dando-lhe força para que agrege outras pessoas (líder).
Continua em Ampliando o conceito