8 – CARREGANDO O ARDUINO
O texto de programação é feito num computador. Existe um aplicativo para programar as placas de Arduino, para vários tipos e fabricantes diferentes. Basta baixar e colocar no computador.
Nem precisa instalar, basta colocar numa pasta. Os programas feitos serão salvos em sua pasta de Documentos, ou outra qualquer que você escolher.
Neste aplicativo tem a área para escrever o programa, já vem com tabulação e cores nos comandos para facilitar. Podem ser copiados e colados de outros lugares, como numa página da internet que postou algo interessante (cuidado e confira cada linha e palavra, pois o "colar e copiar" traz coisas estranhas).
Em primeiro lugar conecte sua placa do Arduino numa porta USB do computador. Serão instaladas automaticamente as portas Com de comunicação. Bibliotecas com programas prontos para diversos sensores e atuadores a venda também podem ser atualizadas pela internet.
Na faixa verde mais escuro tem uma série de ícones que facilitam as tarefas mais comuns:
Caso exista algum erro no programa será indicada a linha onde isso ocorreu. Cuidado pois o erro pode estar em alguma linha anterior.
Atenção especial na aba "Ferramentas" do cabeçalho. Verifique se a "Placa" corresponde ao seu modelo de Arduino (ou equivalente) e se a "Porta Com" está selecionada corretamente. Se não estiverem vai dar erro quando carregar o programa no Arduino.
Na aba "Arquivos" tem outras utilidades, inclusive onde salvar ou localizar seus Sketch's.
Agora fica por sua conta explorar tudo que o aplicativo tem a oferecer. Fóruns e ajudas na internet existem em grandes quantidades